wordpress visitors

Newsletter


Ensaio dos lubrificantes Faher pela ANECRA,
conheça as vantagens Faher

São conhecidos vários produtos aditivos de lubrificantes para melhorar as qualidades destes. Uns com melhor comportamento, outros que eventualmente não produzirão sensíveis melhorias.

De seguinda vamos dar conhecimento aos leitores de um produto criado quimicamente para melhorar a lubrificação corrente, em diversos componentes de máquinas e motores, designadamente pistões, segmentos, rolamentos, casquilhos, engrenagens de forma geral e todos os componentes carecem de lubrificação para evitar fricção.

FAHER é um produto químico para tratamento anti-fricção, capaz de suportar as temperaturas de - 15º C a 400º C e cujo uso é compatível com todo o tipo de óleos, minerais ou sintéticos, e massas lubrificantes.

Este produto é inofensivo contra juntas ou pinturas e não ataca quimicamente os metais correntes como o ferro, aço ou alumínio, nem as suas ligas.

Os produtos FAHER têm características especiais,
além de melhorar as propriedades dos óleos, tem por si só, efeitos benéficos:

  • É inibidor da oxidação, aumentando a duração do lubrificante;
  • É inibidor da corrosão, protegendo as superfícies onde actua;
  • É anti-emulsionante, não se misturando com água;
  • É potenciador do indicador de viscosidade, atenuando os efeitos da temperatura sobre o óleo;
  • Reduz a fluidez, pelo que melhora o funcionamento a baixas temperaturas;
  • Reduz a fricção e retarda o desgaste dos materiais sobre que actua;
  • Reduz o desgaste de componentes com condições marginais de lubrificação;


Tem ainda qualidades favoráveis à manutenção da limpeza do óleo, à redução de espumação e ao aumento da capacidade de impregnação.

Por outro lado, não contém aditivos inorgânicos, como bissulfureto de molibdenio, grafito ou óxidos de zinco, que poderiam prejudicar os rolamentos.

Também não altera o ponto de inflamação nem a viscosidade dos óleos lubrificantes.
FAHER tem ainda condições de solubilidade dos resíduos carbonosos e outros que se contém no óleo queimado, limpa válvulas e segmentos e impede que a estas adiram resíduos carbonosos. Os compostos químicos lubrificantes contidos no produto aderem e penetram nos microporos do metal, criando assim uma camada anti-fricção e eliminando aquecimentos, esforços e desgastes desnecessários.

Trata-se de um produto estável que promove uma lubrificação resistente ao desgaste, mesmo no caso da falha do óleo lubrificante.
As quantidades utilizáveis rondam a adição de 5% do volume de lubrificante em todos os sistemas em que não haja produção de combustão e 3% no caso de motores de combustão. Em hidráulicos é também aconselhado a adição de 3% em volume.

Conclusões de ensaio

Num ensaio realizada designado “Esfera sobra discos” foi avaliado o coeficiente de fricção e o comportamento ao desgaste dos lubrificantes.
As principais características do ensaio foram as seguintes:

  • Materiais em contacto: - Bola de cerâmica e disco de aço F 5230
  • Velocidade de rotação: - 1500 rpm
  • Raio: -30,68 mm
  • Carga: - 30 Ib

Durante o ensaio foi medido o coeficiente de fricção, o aumento de temperatura produzido, o diâmetro da marca desgastada na bola da cerâmica (mm), a largura da pista (mm), a profundidade da pista de aço (mícron), volume do desgaste do disco de aço (mm3).

O óleo SAE 30 que foi objecto da análise com o aditivo FAHER, mostrou urna diminuição do coeficiente de fricção em todo o ensaio e o desgaste do disco diminuiu 60 vezes. O mecanismo de desgaste passou de um fenômeno de abrasão moderado para um ligeiro polimento. A temperatura desceu 13º C em virtude do efeito do aditivo.

Consulte a demonstração dos Produtos FAHER em video